Pré-Jogo: 15/02/2018 > UEFA Europa League > Östersunds FK x Arsenal

Nesta quinta-feira (15/02/2018), às 16h00 (Hora de Brasília), Arsenal enfrentará Östersunds FK, no Jämtkraft Arena, pelas Dezesseis Avos de Final da UEFA Europa League. Será a primeira vez que essas duas equipes se enfrentarão. Será a primeira vez que Östersunds FK enfrentará uma equipe inglesa. Arsenal já enfrentou 2 equipes da Suécia. A primeira equipe que os Gunners enfrentaram foi o IFK Göteborg, pelas Quartas de Final da UEFA Cup Winners’ Cup, em 1980. No jogo de ida, Arsenal venceu por 5 a 1, no Highbury Stadium. No jogo de volta, houve empate em 0 a 0. Nessa temporada, Arsenal chegou na Final e perdeu para Valencia nos pênaltis. Os gols dos Gunners foram marcados por Sunderland (2), Price, Brady e Young. Enfrentou o AIK pela UEFA Champions League em 1999, pela Fase de Grupos. Arsenal venceu os dois jogos contra a equipe de Estolcomo. Venceu por 3 a 2, em Solna, e por 3 a 1, em Londres. Os gols do Arsenal foram marcados por Suker (2), Overmars (2), Ljungberg e Henry. Nessa temporada, os Gunners também chegaram na Final da UEFA Cup e perderam nos pênaltis para o Galatasaray.

Östersunds FK terminou em 5º lugar na temporada de 2017 da Liga da Sueca (Allsvenskan), que findou no dia 5/11/2017, conquistando uma vaga para competição européia. Foi a melhor colocação do Östersunds FK em toda sua história. Ficou 14 pontos atrás do campeão, Malmö. A temporada de 2018 começará no dia 1/4/2018. Östersunds FK foi fundado em 1996 e disputa pela primeira vez uma competição européia. Em 1997, disputou pela primeira vez a Terceira Divisão do Campeonato Sueco, terminando na sétima colocação. Nos dois anos seguintes, conseguiu se classificar para os Playoffs de Promoção, mas não conseguiu o acesso. Somente conseguiu a promoção em 2005 após 9 anos na Terceira Divisão. Entretanto, houve uma restruturação no Campeonato Sueco em 2006 e Östersunds FK continuou na Terceira Divisão. Em 2010, o pior ano do time, pois foi rebaixado para a Quarta Divisão após terminar em 13º lugar na Terceira Divisão. Mas a tristeza não durou muito tempo, pois no ano seguinte, Östersunds FK foi campeão da Quarta Divisão e foi promovido para a Terceira Divisão. Em 2012, Östersunds FK foi campeão da Terceira Divisão, seu segundo título e promoção consecutivos. Em sua estréia na Segunda Divisão, Östersunds FK terminou na 10ª colocação em 2013. Em 2015, foi vice-campeão da Segunda Divisão do Campeonato Sueco, sendo promovido para a elite do futebol sueco. Em 2016, terminou em oitavo lugar na Primeira Divisão Sueca e foi campeão da Copa da Suécia no dia 13/4/2017.

Östersunds FK está invicto em casa na UEFA Europa League. Foram 5 vitórias e 1 empate. Este empate foi com o Athletic Bilbao, equipe que ficou em primeiro lugar no seu Grupo. Foi a primeira vez que o clube da Suécia conseguiu se classificar para as Dezesseis Avos de Final. Antes, AIK, Elfsborg, Helsingborg e Malmö disputaram a Fase de Grupos, mas não se classificaram para as Dezesseis Avos de Final. As três vitórias do Östersunds FK na Fase de Grupos nesta temporada igualou o número de vitórias das quatro equipes supramencionadas juntas. Nesta temporada, Östersunds FK entrou na  2ª Pré-Eliminatória da UEFA Europa League, quando eliminou o Galatasaray por 3 a 1, no agregado. Na 3ª Pré-Eliminatória, enfrentou o Fola Esch (Luxemburgo), vencendo os dois jogos (3 a 1 no agregado). Nos Playoffs, perdeu a primeira partida da Europa League para o PAOK (Grécia) por 3 a 1, mas venceu em casa e conseguiu se classificar por ter marcado gol fora de casa. Na Fase de Grupos, ficou no Grupo J, ao lado de Athletic Bilbao, Hertha Berlim e Zorya Luhansk. Östersunds FK perdeu apenas 1 jogo (para o Athletic Bilbao). Venceu 3 e empatou 2, terminando empatado em pontos com Athletic Bilbao, mas ficou em segundo por causa do confronto direto. No total, disputou 12 jogos, 7 vitórias, 3 empates, 2 derrotas, 17 gols marcados, 9 gols sofridos, 24 pontos e aproveitamento de 58,3% de vitórias.

Arsenal disputou pela primeira vez a Fase de Grupos da UEFA Europa League. A última aparição do Arsenal na UEFA Cup foi em 2000, quando perdeu na final para o Galatasaray, nos pênaltis. Pela 19ª vez consecutiva, os Gunners estão disputando uma competição européia na primavera, todo esse tempo sob o comando de Arsène Wenger. A derrota para o Colônia na 5ª rodada da Fase de Grupos deu fim a uma série de quatro vitórias consecutivas do Arsenal fora de casa na  Europa League/UEFA Cup. Arsenal perdeu apenas 1 dos últimos 11 jogos disputados pela Europa League/UEFA Cup (8 vitórias e 2 derrotas). Nesta temporada, Arsenal entrou na Fase de Grupos da Europa League. A estréia foi no Emirates Stadium, no dia 14/9/2017, Arsenal bateu o Colônia por 3 a 1. Na segunda rodada, bateu o BATE Borisov por 4 a 2, fora de casa. No dia 19/10/2017, venceu Estrela Vermelha por 1 a 0, fora de casa. No dia 2/11/2017, ficou no empate em 0 a 0 com Estrela Vermelha. Arsenal perdeu sua invencibilidade na quinta rodada para o Colônia fora de casa, mas havia garantido a primeira colocação do Grupo H com uma rodada de antecedência. Na sexta rodada, goleou o BATE Borisov por 6 a 0, em casa. Os Gunners estão invictos nos últimos oito jogos disputados por competições européias, na Fase de Grupos, em casa (6 vitórias e 2 derrotas). A última derrota em casa do Arsenal foi para o Olympiacos, na Champions League de 2015/16, por 3 a 2.

 

Na TV

 

 

 

 

O jogo será transmitido pelo canal ESPN Brasil e pela plataforma Watch ESPN.

 

Arbitragem
Árbitro: David Fernández Borbalán (Espanha) (44 anos de idade, árbitro desde 1986, FIFA desde 2010, 19 jogos da Europa League, 48 jogos apitados de competições européias. Nesta temporada da Europa League: 3 jogos, 2 empates, 1 vitória do visitante, 12 cartões amarelos e 1 cartão vermelho)
Assistentes: Raúl Cabanero (Espanha) e Diego Barbero Sevilla (Espanha)
Assistentes Adicionais: Javier Estrada (Espanha) e Juan Martinez Munuera (Espanha)
4º Árbitro: Miguel Martínez (Espanha)
Delegado da UEFA: Charles Schaack (Luxemburgo)
Observador da UEFA: Guy Goethals (Bélgica)

 

Time do Östersunds FK
Östersund fica a uma distância de pouco mais de 2.300 km de Londres. Jämtkraft Arena foi inaugurada no dia 13/07/2007 e tem a capacidade para 9.165 espectadores. Östersunds FK é dirigido pelo inglês Graham Potter, de 42 anos de idade. Ele assumiu a equipe sueca em 2011 e levou Östersunds FK da quarta divisão para a primeira divisão e conquistou três títulos, sendo o mais importante título, a Copa da Suécia em 2016/17. Graham Potter jogou por diversos clubes ingleses como Birmingham, Wycombe Wanderers, Stoke, Southampton, West Brom, Northampton, Reading, York, Boston, Shrewsbury e Macclesfield. Ele atuou mais como lateral e disputou 6 jogos pelo Southampton na Premier League de 1996/97. Ele foi convocado pra seleção inglesa sub-21. Douglas Bergqvist, Jamie Hopcutt, Samuel Mensah e Curtis Edwards são alguns jogadores do Östersunds FK que já jogaram em clubes ingleses. Graham Potter terá o desfalque de 3 jogadores:Johan Bertilsson, Smajl Suljevic e Hosam Aeish, todos contundidos.

Fouad Bachirou, Tim Björkström e Gabriel Somi são alguns dos jogadores que deixaram o clube, dois deles eram titulares. Dino Islamovic, Noah Sonko Sundberg e Tesfaldet Tekie são alguns dos jogadores que foram contratados nessa janela de transferências de janeiro. Tom Petersson é o jogador que mais disputou partidas da Europa League (22), tendo marcado 1 gol. Nove jogadores disputaram os seis jogos da Fase de Grupos. O atacante Saman Ghoddos é o artilheiro do Östersunds FK na Europa League com 5 gols marcados e o jogador com mais finalizações (18), sendo 10 em direção ao gol. Saman Ghoddos, Hosam Aiesh, Ronald Mukiibi, Curtis Edwards e Jamie Hopcutt têm uma assistência cada um. Östersunds FK tem 12 cartões amarelos. Ronald Mukiibi é o jogador com mais cartões amarelos (4). Curtis Edwards e Ronald Mukiibi estão pendurados. Saman Ghoddos é o jogador que mais cometeu faltas (11). Brwa Nouri é o jogador que mais sofreut faltas (18). Provável time: Aly Keita; Ronald Mukiibi, Sotirios Papagiannopoulos e Tom Pettersson; Curtis Edwards, Brwa Nouri, Douglas Bergqvist e Ken Sema; Dino Islamoviс, Salisu Abdullhi Gero e Saman Ghoddos.

 

Time do Arsenal
Arséne Wenger tem 67 anos e dirige o Arsenal desde 1996. Ele já dirigiu a equipe do Arsenal em 242 partidas por competições européias. Santi Cazorla (contusão no pé) ainda não tem previsão de retorno. Alexandre Lacazette sofreu uma contusão no joelho que pode levar de 6 a 8 semanas para ele se recuperar. Aaron Ramsey, Jack Wilshere, Laurent Koscielny, Petr Cech e Pierre-Emerick Aubameyang não viajaram. Jack Wilshere foi poupado para descansar. Pierre-Emerick Aubameyang não poderá disputar a Europa League, pois já jogou pelo Borussia Dortmund. Laurent Koscielny está com uma lesão no calcanhar de aquiles. Aaron Ramsey ainda está sentindo um problema na virilha e também foi poupado. Deverão ser relacionados para as partidas vários jogadores reservas e das divisões de base. Alguns jogadores que poderão ser relacionados: Ainsley Maitland-Niles, Rob Holding, Reiss Nelson, Joseph Willock, Edward Nketiah e Matthew Macey. Alguns jogadores deixaram o clube ou foram emprestados como Chuba Akpom, Krystian Bielik, Francis Coquelin, Mathieu Debuchy, Olivier Giroud, Marcus McGuane, Tafari Moore, Julio Pleguezuelo, Jeff Reine-Adelaide, Alexis Sánchez, Ben Sheaf e Theo Walcott.

Santi Cazorla é o jogador do Arsenal que mais disputou partidas Europa League (33). Somente cinco jogadores disputaram as seis partidas da UEFA Europa League nesta temporada: Mohamed Elneny, Reiss Nelson, Jack Wilshere, Rob Holding e Ainsley Maitland-Niles. Olivier Giroud e Theo Walcott são os artilheiros da equipe na UEFA Europa League com 3 gols marcados por cada um. Jack Wilshere, Alex Iwobi, Per Mertesacker e Theo Walcott têm uma assistência cada um. Olivier Giroud é o jogador com mais finalizações (18). Theo Walcott e Olivier Giroud são os que mais finalizaram em direção ao gol (9 cada um) e ambos não estão mais no clube. Depois deles, Jack Wilshere foi o que teve mais finalizações no gol (5). Rob Holding é o jogador do Arsenal que mais cometeu faltas (9). Jack Wilshere é o jogador da equipe que mais sofreu faltas (11). David Ospina fez 12 defesas em 4 jogos, média superior a 3 defesas por jogo. Petr Cech fez 4 defesas em 1 jogo. E Matthew Macey fez 3 defesas em 1 jogo. Arsenal recebeu 4 cartões amarelos: Francis Coquelin, Mathieu Debuchy, Rob Holding e Reiss Nelson.

Provável time: 

 

 

Start a Conversation

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *